quinta-feira, 19 de abril de 2012

oficina apresenta o cinema a estudantes


A Cinema Possível foi iniciada na tarde desta terça-feira (17/04) e permitirá, no encerramento, na quinta-feira, que alunos vejam suas produções na tela.

Oficina apresenta o cinema a estudantes
Jiddu mostra a estudantes como já foi mais díficil produzir imagens. (Foto: Antonio Fernando Nunes)
   Ao encerrar o primeiro dia de atividade, o cineasta Jiddu Saldanha apresentou a alunos da oficina e outros estudantes do IF Fluminense, um pouco do passado do cinema e da televisão, na exposição de equipamentos de vídeo instalada no acesso ao Auditório Cristina Bastos. No curso, a ênfase de Jiddu volta-se exatamente para os benefícios que as novas tecnologias cedem à atividade.
   Ele explicou ao Portal do IFF que a primeira parte da oficina é dedicada a conhecimentos básicos da forma de expressão cinematográfica, com os planos para enquadramento das cenas e dos personagens. Já na primeira aula, os alunos puderam realizar algumas imagens levando em conta os novos conhecimentos. A oficina será encerrada na quinta-feira, 19/04, com uma apresentação dos trabalhos já editados.
   Ela faz parte da programação do I Festival Nacional de Cinema do IF Fluminense. Para os estudantes do instituto é uma oportunidade de conhecer melhor uma ferramenta que muitos já precisam usar na rotina educacional:
- A gente vai aprendendo várias técnicas, como fotografia, coisas que eu particularmente não sabia e acredito que outros estudantes também não sabiam, coisas do dia a dia que a gente vai aplicar em filmagens até para trabalhos escolares mesmo. Quando estava no ensino médio vários professores pediam pra gente fazer documentários - observa Raphaela Rangel, aluna do 4º módulo do Curso Técnico de Informática.
   Já Laura Seiptel, aluna do Ensino Médio, está gostando da maneira como a oficina acontece.
   - A gente se diverte aprendendo ao mesmo tempo. Tudo que ele fala na teoria a gente faz na prática. Está sendo bem produtivo mesmo - comenta.
   Veja no Portal www.iff.edu.br como foi a abertura do festival, fotos e programação completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário